Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

sábado, 28 de novembro de 2015

Inverno no Hemisfério Norte: O que usar?

Nas minhas 5 experiências no inverno boreal, tive alguns arrependimentos e muito aprendizado.

Houve uma vez que passei o dia andando na neve sem sapatos adequados, meus pés molharam, e ainda precisei encarar 1h de trem com os pés gelados até chegar em 'casa'.

Nota 1: Sem sapatos adequados, seus pés sempre vão molhar. O calor do corpo derrete a neve e ela entra nos sapatos.

Comecei a pensar que tinha, de verdade, congelado os dedos do pé, porque parei de senti-los... Ao chegar, coloquei os pés em água morna e a dor era insuportável.

Nota 2: Se pensar que, realmente, esta com os pés ou mãos congeladas, coloque-as em água morna, mas apenas levemente morna. Água quente não é recomendada.

Desde então, aprendi a cuidar dos pés na neve.

Na verdade, aprendi que não se deve comprar roupa de frio no Brasil. Mesmo no sul, não estamos preparados para o frio extremo. Meus casacos mais quentes foram comprados no Uruguai e na Alemanha. Sim, até os hermanos estão mais preparados que nós...

Minha primeira dica é: Economize dinheiro e compre uma bota de neve e um casaco já no seu destino.

Mas vamos ao itens indispensáveis:

PÉS

Botas de neve



Botas de neve são, geralmente, muito feias, mas são as melhores opções. Elas são impermeáveis e, muitas vezes, têm pêlos no interior.

Sapatos - Variação:

É possível usar um sapato de couro e impermeabilizá-lo com um spray especial. O spray pode ser encontrado em qualquer loja de sapatos. Porém, no rótulo você verá que deve aplicar o produto várias vezes e dexá-lo secar. Você também terá que reaplicar o produto a cada 2 ou 3 dias.
No caso de usar um sapato comum e impermeabilizá-lo, eu recomendo ALTAMENTE que você compre uma palmilha especial.


Essas palmilhas tem um tipo de silicone na parte de baixo, o que a impermeabiliza, e uma camada de lã na parte de cima, o que a faz ser térmica também. Você também encontra essas palmilhas em qualquer loja de calçado.



E para os mais "friorentos": meias térmicas!
Podem ser compradas pela Internet, ou em lojas de calçado no seu destino.


CORPO

Casacos

Os melhores casacos para o frio extremo são:


Casacos de lã batida, porém apenas se forem de boa qualidade.

Ou casacos de neve, que são impermeáveis. O importante no casaco não é ele ser 'quente', o importante é que ele não tenha 'poros' por onde o vento possa passar.


Luvas também são muito importantes.


Luvas de lã, de boa qualidade, claro, são suficientes para mim. Já encarei -22C com as minhas.

Mas se você sente muito frio, ou se vai para um lugar extremamente frio, sugiro luvas de couro ou camurça. A regra é a mesma do casaco, em luvas de couro ou camurça, o vento não entra.



CABEÇA

Toucas/Chapéus

Eu tenho cabelo cacheado e odeio usar toucas e chapéus. Também vale lembrar que apenas 10% do calor corporal vem da cabeça, haha!

Enfim, as opções são toucas de lã ou chapéus de inverno.
















Protetores de orelha

O que eu prefiro para aquecer as orelhas são os protetores de orelhas.

 Para as fashionistas, existem essas versões mais exageradas.






Mas eu prefiro o discreto protetor preto de soft.

E não esqueça de um bom cachecol, de lã de qualidade ou de soft, que também impede o vento!








Além das roupas e calçados específicos, sugiro que você carregue na bolsa um hidratante (recomendo o Nivea Soft, que serve para mãos, corpo e rosto), uma manteiga de cacau e, como eu já havia dito no post anterior, lenços! Depois de alguns dias assoando o nariz, você precisará do hidratante, e a manteiga de cacau vai impedir que seus lábios rachem.

De resto, aproveite bem o frio e beba muito vinho! Saúde!

---

Siga-nos no Facebook e no Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário