Ana Raspini é viajante, além de professora de Inglês, e escritora.

Minha foto
Brasileira, professora de Inglês, escritora, mas acima de tudo, viajante.

terça-feira, 7 de julho de 2015

TOP 5 da Toscana

Visitamos um total de 11 cidades na Toscana, Itália, contando entre cidades e vilarejos. São elas:

Siena
Florença
Monteriggioni
Montepulciano
Monticchiello – Pienza

Pienza
Montalcino
Sant'angelo in Colle – Montalcino
San Gimignano
Montefioralle – Greve in Chianti
Greve in Chianti

Porém, esse número só foi possível porque estávamos de carro. Como a região é bastante quente na maior parte do ano, recomendo alugar um carro para conhecê-la. Mas, mesmo naqueles quase 40 graus da primavera italiana, vimos muitas pessoas conhecendo a região de bicicleta.

Para tentar ajudar/facilitar a vida dos amigos que pedem sugestões do que ver na Toscana, tentei fazer uma lista das cidades que mais me agradaram (e aos amigos que estavam comigo também).

Eu gostaria de ter conseguido me limitar a apenas 5 cidades, mas é impossível deixar Siena de fora. Então, resolvi colocar Siena como base, que foi o que nós fizemos na nossa passagem por lá, e só então listar o Top 5 da Toscana.

Siena - Usamos Siena como cidade base. Foi próximo a Siena que nos hospedamos durante 2 noites. O centro histórico de Siena não é muito grande e pode ser conhecido em um dia, ou até um período, se você tem muita pressa. A cidade é medieval e belíssima. Confesso que me emocionei ao chegar na Piazza del Campo, aquela que tem um formato côncavo e sedia o famoso Palio de Siena. Você deve se lembrar desse evento por conta do filme "Sob o Sol da Toscana".





1. San Gimignano - Eu não sei explicar porque essa cidade me marcou tanto, afinal, ela foi (de longe!) a mais cheia de turistas. Ônibus cheios de Estadunidenses paravam na entrada da vilinha e por vários metros não se ouvia o italiano sendo falado. Mas a cidade estava decorada com bandeiras e tinha uma pracinha que mais parecia saída de um filme medieval.





2. Montefioralle - Essa vila pertence à cidade de Greve in Chianti, mas foi a mais lembrada pelos meus companheiros de viagem como a vila mais fofinha que visitamos. Paramos lá sem nem saber do que se tratava, achávamos que era um castelo. Na verdade, é uma pequena vila no topo de uma colina, como quase todas as vilas na Toscana. A vila estava completamente deserta, e nem parecia que pessoas viviam lá. Foi muito interessante passear por horas sem avistar NENHUM turista.





3. Monticchielo - Essa é mais uma vilinha toscana charmosa e cheia de flores, que rende algumas horas de suspiros e boas fotos. Esta vila pertence à cidade de Pienza. Na entrada da vila existe um restaurante, não chegamos a comer lá, mas estava cheio e a comida cheirava muito bem.



4. Montepulciano - Esta cidade é um pouco maior, comparada às outras vilas da Toscana. Foi lá que fizemos várias degustações. Os produtores locais oferecem degustação de vinhos, queijos, e até de pastinhas para bruschetta. Reserve um pouco mais de tempo para esta cidade, visto que não rende apenas o passeio e as fotos, rende sabores e conversas com os locais.



5. Monteriggioni - Quando se chega ao estacionamento de Monteriggioni, vê-se uma foto aérea da cidade num outdoor. É, literalmente, uma mini vila cercada por uma muralha. Fiquei tão impressionada com o (pouco) tamanho do lugar, que contei os prédios. Fiquei ainda mais impressionada ao me dar conta de que é possível contar o número de construções da vilinha e elas são (pasmem!) pouco mais de 10! Ao entrar na vila, você vê uma pracinha com uma fonte no centro e se sente carregado no tempo até a Idade Média. A sensação de estar num cenário de filme medieval é inegável. Apesar de pequena, existem 3 ou 4 restaurantes lá.



A Toscana é inesquecível, dos lugares mais lindos que já pisei, e fazer essa lista quase partiu meu coração. Quase me arrependi de ter me colocado na tarefa de selecionar metade das cidades por onde passamos, porque cada uma delas era fofa e charmosa pelos seus próprios motivos. Por isso, esqueçam a sequência numérica na qual listei as cidades, todas essas 6 cidades citadas foram memoráveis e valem cada quilômetro e cada gota de suor até chegar lá.

...

For the English version, go to Lyrical Travel Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário